Como usar o site????

Coluna da direita:
Vá direto ao ponto: nesta sessão você vê todas as postagens divididas por categorias.
Abaixo se encontram os EBOOKS de fisioterapia, Ebooks são livros e materiais para download.
Arquivos em .rar alguns arquivos se encontram compactados em rar, para abri-los basta baixar o programa winrar procure no google. Para finalizar há alguns sites que exigem um tempo entre cada download, para não ficar esperando basta desconectar e conectar a internet ou reiniciar o computador.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Crioterapia & TENS

Umas das modinhas atuais na fisioterapia é a fusão de duas tecnicas de analgesia, a associação do TENS com crioterapia para uma mais eficiente obtenção analgésica. bem antes de saber qual a mecânica deste tratamento associado é necessário conhecer essas duas modalidades terapêuticas, então vamos fazer um curto e objetivo resumex.
Vasconcellos (1998) cita que os efeitos terapêuticos da crioterapia estão condicionados a alguns fatores, como: duração da aplicação, área da superfície tratada, intensidade do frio, local do corpo e suas estruturas anatômicas, sensibilidade e resposta individual, e quadro a ser tratado. Todos esses condicionantes estão submetidos às respostas teciduais ao frio, principalmente do tecido nervoso, suas terminações, seus mediadores bioquímicos, seus envoltórios e suas especificidades de fibras. Com o propósito analgésico, usa-se o frio como contra-irritante, produzindo endorfinas e aumentando o limiar da dor. Abaixo de 10ºC, ocorre bloqueio total das transmissões dos impulsos nervosos. Até quarenta e oito horas após traumas leves ou moderados, o frio vai atuar tanto na diminuição da dor como prevenindo edema e sangramentos, por vasoconstrição reflexa simpática e liberação de histamina. Deve-se ter atenção para o período de vasodilatação pós-aplicação, que poderá aumentar o edema e sangramento. Aplicações rápidas, de menos de oito minutos, servem para estimular contrações em músculos comprometidos ou fracos. Aplicações acima de quinze minutos induzem ao relaxamento muscular.


TENS promove analgesia predominantemente por meio do mecanismo do portão ou teoria das comportas, proposta por Melzack e Wall5, que provoca analgesia mediante a ativação seletiva das fibras táteis de diâmetro largo (A-beta), sem ativar fibras nociceptivas de menor diâmetro (A-delta e C). A atividade gerada nas fibras A-beta inibe a atividade em curso dos neurônios nociceptivos no corno dorsal da medula espinal5. Adicionalmente, o mecanismo analgésico da TENS parece também estar relacionado à ativação de receptores para opióides endógenos, na medula espinal,
Neste tipo de estimulação, a analgesia é imediata ou após dez minutos de aplicação, efeito que perdura de 20 a 30 minutos até duas horas Santuzzi, 2008.
Então vejamos, um leva analgesia pela ativação de outras fibras nervosas táteis que são mais velozes que a fibras nociceptivas gerando uma analgesia e a crioterapia abaixo de 10ºC gera um bloqueio nervoso total e grais superiores geram um retardo na condução nervosa. Seguindo por esses conceitos, essas duas técnicas seriam antagônicas, a crioterapia impediria a condução nervosa aferente que o TENS precisa usar pra gerar analgesia, porem a crio inicialmente gera sensações desconfortáveis no qual o TENS poderia atuar.
Confuso??? Muito...mas será que há algum beneficio no uso desta técnica alem da analgesia inicial dos efeito da crioterapia?
Estudos realizados no Mickey (ratos) demonstraram que tanto a TENS como a crioterapia promoveram analgesia na pata do animal quando utilizadas isoladamente, mas ao associar os dois recursos teve-se reversão na analgesia, Geraldo, 2005.
Outro estudo também realizado com ratos obteve o mesmo resultado porem ressalta que esta técnica pode gerar resultados positivos em casos de dores geradas por edemas, Santuzzi, 2008.
Ambos dos estudos colocam em pauta a falta de informação literária sobre a associação do TENS com a crio e também ressaltam a idéia que uma técnica pode antagonizar a outra.
Saindo do universo dos roedores, teve um trabalho apresentado que menciono a associação das técnicas em humanos, mas especificamente na dor crônica do joelho, a avaliação com escala EVA e o SF36, foi realizada após a aplicação combinada da crio e TENS com duração de 30min, os resultados indicaram uma melhora na qualidade de vida e diminuição da dor, Silvia, 2008.
Então fisioterapia baseada em evidencia again... Mais uma vez se vê resultado e sem um porque. A minha opinião é aquela que já falei o TENS pode auxiliar nas sensações desconfortáveis da crio, então pessoas que não tem uma tolerância ao frio agora podem fazer uso da crioterapia, outro dado obtido é que em processos algícos gerados por edemas a associação da técnica pode trazer algum resultado decorrente à diminuição do edema.


Referencias
VASCONCELLOS LPWC. Noções de crioterapia. Revista Perspectivas Médicas, 9, 1998, 29 – 31
SILVA, Demanuel Luiz ; TAVARES, Marcelo Rodrigo ; EFEITO DA TENS ASSOCIADA À CRIOTERAPIA NA DOR CRÔNICA DE JOELHO. III Simpósio de PesquisaVII SEMIC - Seminário de Iniciação Científica da UNIFENAS 1º a 3 de outubro de 2008
Santuzzi CH1,2, Gonçalves WLS1, Rocha SS2, Castro MEC1,3, Gouvea SA2, Abreu GR1 Efeitos da crioterapia, estimulação elétrica transcutânea e da sua associação na atividade elétrica do nervo femoral em ratos.
Balisa, Geraldo Guilherme Silva e colaboradores. AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE DA ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NERVOSA TRANSCUTÂNEA(TENS) ASSOCIADA À CRIOTERAPIA NO CONTROLE DA DOR, 2005.

Crioterapia e TENS Fuuuuuuuusão????

Se você não entendeu a piada, é um sinal que você não teve infância.

6 comentários:

  1. Primeiramente parabéns pelo blog, legal um acadêmico preocupado com isso. Sou acadêmico aqui do RJ.

    Bom a questão da técnica "criotens" hehehe, não é nova e ela é utilizada por fisioterapeutas que tem a necessidade de atender centenas de pacientes em "fazuclínicas", e para economizar tempo e atender mais pacientes eles fazem uso desta. Como você mesmo disse são técnicas antagônicas e que ao meu ver a crioterapia acaba neutralizando o efeito do tens, e o pior já pensou se o paciente leva um choque? combinação perfeita água e eletricidade.

    voltarei outras vezes, abraço.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela colocação. Vc conseguiu de forma divertida fazer com que os acadêmicos e profissionais entendammmmmmm,q/ a "pratica baseada em evidências"muitas vezes não tem coerência. Eu costumo citar, q/ é o memo q/ dirigir um carro com o freio de mão puxado. Assim como na vida social:"Existem casamentos q/ nunca deveriam existir". mas o povo insiste kkk
    Profª Mabel Moreira (UFRJ/IBMR - Profª de Eletrotermofototerapia e Fisioterapia em ortopedia, Traumatologia e Reumatologia)

    ResponderExcluir
  3. MUITO BOM! MAIS TEMOS QUE PESQUISAR MAIS, POIS NA PRÁTICA TENHO OBTIDO RESULTADOS, TALVEZ EMPRIRICAMENTE, JÁ QUE AS DUAS TÉCNICAS SÃO ANTAGONICAS FISIOLÓGICAMENTE! O QUE FALTA PARA NOSSA PROFISSÃO É INTERESSE EM PESQUISAS!!!

    ResponderExcluir
  4. Acho q nada melhor do q usar as duas formas e tirar suas próprias conclusões. Já q os estudos ainda não são suficientes, precisamos de mais pesquisa na área.

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que mais pesquisas deveriam ser feitas sim....Mas as evidências precisam ser respeitadas também...Fiz várias vezes o uso da TENS+Crio e sempre deu resultado positivo. Claro que são totalmente antagônicas fisiológicamente, mas funciona. Portanto, necessita-se sim pesquisas para explicar pq isso funciona. Sempre terá que existir coisas novas. Do contrário ficaremos sempre na mesma.

    ResponderExcluir
  6. muito bom...acredito sim na combinação da crio e teens,uso sempre nas clínicas onde trabalho,apesar de não ser muito esclarecedor,existem pessoas que olham bem diferente,quando falam a esse respeito,eu uso e vou continuar usando,pq a técnica esta dando resultados!

    ResponderExcluir