Como usar o site????

Coluna da direita:
Vá direto ao ponto: nesta sessão você vê todas as postagens divididas por categorias.
Abaixo se encontram os EBOOKS de fisioterapia, Ebooks são livros e materiais para download.
Arquivos em .rar alguns arquivos se encontram compactados em rar, para abri-los basta baixar o programa winrar procure no google. Para finalizar há alguns sites que exigem um tempo entre cada download, para não ficar esperando basta desconectar e conectar a internet ou reiniciar o computador.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

O efeito da drenagem linfática manual no tratamento de portadores do vírus HIV-AIDS

Andréia Fuchs Botsaris, Molina M, Almeida PF
Faculdades Integradas de Guarulhos


Introdução: a AIDS é uma doença crônica e degenerativa ocasionando uma perda progressiva da imunidade, aumentando as toxinas e levando o paciente ao aparecimento das doenças oportunistas. Sabemos que a Drenagem Linfática melhora e estimula o sistema imunológico, desta forma o tratamento mostra-se adequado para ser utilizado em pacientes portadores do vírus HIV, que tem o seu sistema imunológico deprimido. Objetivo: Averiguar a eficácia da Drenagem linfática Manual no sistema imunológico em pacientes portadores do vírus HIV, estimular a produção dos linfócitos T nos centros germinativos do linfonodo. Possibilitar a ação sedativa sobre os reflexos álgicos, melhora da consciência corporal e uma reintegração social através do contato físico – toque. Materiais e Métodos: Os pacientes foram submetidos a hemograma e avaliados, antes e depois da aplicação da técnica. Foram aplicadas 10 sessões da Drenagem Linfática Manual, com 1 hora de duração, em dois pacientes do sexo masculino, portadores do vírus HIV, utilizando materiais descartáveis e creme hidratante. Resultados: Verificamos o aumento de 8.99% dos linfócitos T CD4+, no paciente A e 9.0 % no paciente B. Observamos a diminuição da depressão, insônia, dores musculares, melhora da auto-estima, aumento de peso e um aumento na eliminação de toxinas pelas vias urinárias. Conclusão: Concluímos que a Drenagem linfática manual é eficaz no tratamento de pacientes portadores do vírus HIV, esses pacientes tiveram benefícios em seu estado clínico e psicológico.

5 comentários:

  1. Olá, pessoal será que posso fazer drenagem linfática na região abdominal sem correr nenhum risco de aumentar minha carga viral? Tenho muita gordura localizada. Me sinto muito mal por isso. Já pensaram até que eu estava grávida.
    Obrigada pela atenção.
    Angela.

    ResponderExcluir
  2. Não entendi porque ainda não responderam minha pergunta sobre drenagem linfática, fico aguardando.
    Obrigada

    Angela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Angela, há várias contra indicações para receber massagem de drenagem linfática. São técnicas carreadoras do sistema linfático. Não seria benéfica para portadores de qualquer tipo de virus, para não correr o risco de locomover, fazer circular o virus pelo seu organismo. Acredito que nenhum profissional "arriscaria" colocar sua saúde em risco, a não ser que o seu médico indique e prescreva o tratamento por escrito. Muito boa sorte

      Excluir
  3. Bom dia. Afinal é indicado ou não? Lá em cima diz que sim e no outro comentario negam ? Sou portador do virus hiv e estou com a saude perfeita. Carga viral indetectavel.

    ResponderExcluir
  4. Justo o que eu procurava sobre drenagem linfática bh. Obrigada!

    ResponderExcluir