Como usar o site????

Coluna da direita:
Vá direto ao ponto: nesta sessão você vê todas as postagens divididas por categorias.
Abaixo se encontram os EBOOKS de fisioterapia, Ebooks são livros e materiais para download.
Arquivos em .rar alguns arquivos se encontram compactados em rar, para abri-los basta baixar o programa winrar procure no google. Para finalizar há alguns sites que exigem um tempo entre cada download, para não ficar esperando basta desconectar e conectar a internet ou reiniciar o computador.

domingo, 16 de maio de 2010

Fisioterapia no Pré e Pós operatório de Lipoaspiração


A lipoaspiração ou lipossucção consiste na remoção cirúrgica de gordura subcutânea, por meio de cânulas submetidas a uma pressão negativa e introduzida por pequenas incisões na pele.
A lipossucção foi desenvolvida por Giorgio Fisher e seu pai, Arpad, entre 1974 e 1976, quando publicaram seu primeiro trabalho. Mais tarde foi aprimorada e divulgada por Illouz e Fournier, em Paris. Lawrence Field em 1977 foi o primeiro norte-americano a visitar a Europa para estudar a lipoaspiração.

A lipoaspiração corresponde atualmente a uma técnica simples, rápida, pouco dispendiosa e, quando bem indicada, isto é, em adultos saudáveis com gordura localizada, apresenta excelentes resultados.
No passado as lipoaspirações eram realizadas pelo método "seco", sem nenhuma infiltração líquida(solução, contendo baixa concentração de lidocaína, epinefrina e bicarbonato de sódio com objetivos anestésicos e hemostáticos.), provocando sangramento intenso, com sérias complicações pós-operatórias - hematomas, infecções, embolia gordurosa, trombose e perfurações. Em 1987 Jeffrey Klein publicou a técnica "tumescente" com a utilização da solução de Klein, tornando possível realizar cirurgias de lipoaspiração com anestesia local, de forma segura, dispensando a anestesia geral, de maior risco cirúrgico, dispendiosa e que demanda sofisticada retaguarda técnica e profissional.
As cânulas também evoluíram a medida que houve necessidade de diminuir a incidência de seqüelas deixadas, como a formação de sulcos e depressão nos tecidos, que se dava pelo excesso de tecido gorduroso retirado.

Para uma melhor recuperação pós cirúrgica, as intervenções fisioterapêuticas devem iniciar desde o pré operatório, com uma minuciosa anamnese e exames físicos, cinesioterapia, massoterapia, eletroterapia e atividade física focando bastante o fator aeróbio.


PRÉ OPERATÓRIO
Cinesioterapia:Avaliação postural e sua respectiva intervenção, distúrbios posturais, além de inestético, também podem ser indicadores de fraqueza ou desequilíbrio muscular, um exemplo clássico é a protusão abdominal que dá origem a famosa barriga postural.
Outra função importante do abdominal é a participação na expiração forçada,TOSSE, evitando complicações respiratórias, devido ao acumulo de secreções. Alongamento muscular. A atividade física pode ainda incrementar a circulação sanguínea e linfática, vitais no reparo tecidual.
Massoterapia: Objetivo de incrementar a circulação linfática e sanguínea, melhorar a penetração de produtos nutritivos e hidratantes preparando a pele para a cirurgia, conscientização postural e relaxamento global, diminuindo o stress físico e mental.
Eletroterapia: Pode atuar como auxiliar no incremento do metabolismo basal e fortalecimento muscular.

PÓS OPERATÓRIO

TENS: Analgesia, dor aguda TENS alta freqüência 75-200Hz, curto período de analgesia pós aplicação. Dor Crônica Baixa freqüência menos 25Hz maior período de analgesia pós aplicação.
CRIOTERAPIA: uso nas primeira 24h pós operatório proporciona redução do edema, hemorragia e se for aplicado por mais de 15minutos analgésica. Os efeitos também variam de acordo com a fase inflamatória, aguda, reparo e remodelação.
RICE: repouso- gelo- compressão( drenagem linfática, uso de cintas pós 42 ou 72horas) e
elevação.
















Terapia do esparadrapo: toda cirurgia por menor que seja gera um hematoma que se não for bem tratado pode dar origem a fibroses de variados graus. Diversas técnicas são utilizadas para auxiliar a reabsorção do hematoma dentre elas estão o ultra-som, a corrente galvânica e atualmente a técnica do esparadrapo, dentre outras. Está técnica se basea no principio de estimulação exteroceptiva, técnica fundamentada na fusão de conhecimentos cinesioterapeuticos e da acupuntura. A técnica se dá pela colagem de fitas adesivas em espiral ou de reprogramadores, que geram efeitos importantes na reabsorção do edema e do hematoma.

Hematoma!

Atenção especial para a cicatrização: com a formação da cicatriz há uma alteração morfológica nos exteroceptores do local, tornando-os patológicos, com isso o corpo tende a a evitar o estiramento destes exteroceptores, gerando desvios posturais e ou biomecânicos dos movimentos. Segundo a medicina tradicional chinesa, as cicatrizes geram uma perturbação no fluxo do meridiano onde há a cicatriz.

Laser: Apresenta grandes benefícios na aplicação pos operatória, sendo responsável pelo desencadeamento de respostas como o aumento na tensão de ruptura de cicatrizes, modificação na motricidade do Sis. Linfático, possibilidade de angiogenese, assepsia e ótimos resultados em cicatrizes eritematosas, hipertróficas e pigmentadas.

Atividade física: cinesioterapia passiva, ativo assistida e passiva. Pode ser aplicada desde que não gere tensão sobre a cicatriz, sendo assim a atividade moderada promove uma drenagem linfocinética e acelera a cicatrização.

Porém já aviso, lipoaspiração só reduz, não impede que a gordurinha tanto odiada retorne com sede ce vingança, por isso adote uma alimentação adequada e pratique uma atividade física regularmente,não esqueça de dar uma passada na sua nutricionista e converse com seu educador físico FICADICA

Existem varias outras tecnicas principalmente com eletroterapia, como ultra som corrente galvanica e varias outras, os recursos terapeuticos manuais também são de grande valia, como a massagem trasnversa de Cyriax, a drenagem linfática, manipulações e muitas outras.

Referencias:
GUIRRO, Elaine; GUIRRO, Rinaldo. Fisioterapia Dermato Funcional 3ºed

Utiyama, Di Chiacchio,Yokomizo, Benemond & Metelmann.
Estudo retrospectivo de 288 lipoaspirações realizadas no Serviço de Dermatologia do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo An bras Dermatol, Rio de Janeiro, 78(4):435-442, jul./ago. 2003.

Um comentário:

  1. Adorei seu blog,so tem pesquisas 10.
    Sou massoterapeuta a 10 anos,estou trabalhando atualmente com reduçao de medidas, gostaria se possivel que me indicasse um dvd na net ou mesmo uma apostila ou um livro que contenham sobre este assunto e mesmo sobre ventosaterapia , pois acho este trabalho magnifico, mas estou sem estrutura para continuar , pois estou com pouca bagagem neste assunto, obrigada pela atenção e espero contato futuro.
    sandra.mascarello@hotmail.com

    ResponderExcluir