Sejam bem vindos ao site de pesquisa em fisioterapia, aqui você tera acesso a materiais encontrados na internet sobre saúde em geral e outras curiosidades.
Como usar o site????
Coluna da direita:
Vá direto ao ponto: nesta sessão você vê todas as postagens divididas por categorias.
Abaixo se encontram os EBOOKS de fisioterapia, Ebooks são livros e materiais para download.
Arquivos em .rar alguns arquivos se encontram compactados em rar, para abri-los basta baixar o programa winrar procure no google. Para finalizar há alguns sites que exigem um tempo entre cada download, para não ficar esperando basta desconectar e conectar a internet ou reiniciar o computador.
terça-feira, 22 de março de 2011
Video Aulas de Fisioterapia Intensiva - Albert Einstein
Monitorãção Respiratória
Avaliação muscular respiratória e treinamento muscular respiratório
Óxido Nítrico em Terapia Intensiva: aplicações clínicas e formas de utilização
Humanização em Terapia Intensiva e Aspectos de Fim de Vida
Mobilização precoce, posicionamento e órteses
Prevenção de Pneumonia Associada a Ventilação Mecância
Desmame da Ventilação Mecânica
Boa aula a todos.
segunda-feira, 21 de março de 2011
Desmame e Mobilização Precoce do Paciente sob Ventilação Mecânica
01-Retirada de Ventilação Mecânica- Estado da Arte from Grandes Temas on Vimeo.
02-Alexandre Ísola from Grandes Temas on Vimeo.
03-Alexandre Ísola from Grandes Temas on Vimeo.
04-Alexandre Ísola from Grandes Temas on Vimeo.
05-Alexandre Ísola from Grandes Temas on Vimeo.
06-Alexandre Ísola from Grandes Temas on Vimeo.
terça-feira, 1 de março de 2011
Subluxação no ombro hemiplégicoe enfaixamento do mesmo.
Olha só que interessante:
Em 1959, Basmajian & Bazant afirmaram que o músculo supraespinhoso impedia a subluxação do ombro ao aumentar a tensão horizontal da cápsula do ombro, segurando a cabeça do úmero em contato com a fossa glenóide (coaptação). A partir desta constatação singular, Chaco e Wolf observaram que a subluxação da articulação glenoumeral ocorreu em pacientes com AVE cujo músculo supra-espinhal não respondeu eletrofisiologicamente três semanas pós-AVE. Estes autores também observaram que mesmo com o retorno da ativação do músculo supraespinhoso, a articulação glenoumeral permanecia subluxada por cerca de oito semanas pós-AVE. Este estudo concluiu que a subluxação do ombro pode reduzir-se espontaneamente caso ocorra recuperação funcional motora significativa.
O mecanismo de recuperação parece ser relativamente simples. Apesar do estado de flacidez dos músculos da cintura escapular e também do alongamento da cápsula do ombro, a articulação glenoumeral pode se reaproximar com a recuperação motora.
A figura acima é de um paciente com amiotrofia , mas serve para ilustrar a aparência de uma subluxação de glenoumeral à direita. A grande diferença entre este paciente e um hemiplégico devido AVE seria o fato de que um paciente com AVE apresentaria o ombro direito mais deprimido do que o esquerdo.
Percebam o sinal do sulco à direita, indicando o afastamento da cabeça do úmero da glenóide.
O tratamento do ombro hemiplégico utilizando FES é muito bem documentada e existem diversos links disponíveis na web. Porém existe uma outra abordagem, que embora menos efetiva do que o FES, pode vir a ser útil em alguns casos. Na postagem de hoje irei disponibilizar um passo a passo de como fazer o enfaixamento do ombro hemiplégico subluxado.
Material:
#1- Um rolo de atadura de baixa elasticidade.
#2- Uma estagiária disposta a ser cobaia. Como fazer
#1- Inicie o enfaixamento pela parte anterior do tronco, mais ou menos na altura da clavícula, como na figura ao lado. Com uma das mãos, fixe a extremidade proximal da faixa enquanto com a outra mão você traciona para baixo em uma direção diagonal, se preparando para envolver o braço da cobaia.
É isso aí galera, espero que seja útil.
Hasta la vista
Fonte: O guia do fisioterapêuta fisioterapiahumberto.blogspot.com